3 lições de marketing que o coronavírus nos deixou

A contingência em saúde devido à disseminação do coronavírus COVID-19 é o principal tópico nas tendências das redes sociais. 

No Twitter, Facebook, Youtube, Instagram e outras redes, vemos publicações e comentários de usuários que escrevem sobre como estão vivendo os períodos de quarentena ou sobre o avanço dessa doença no mundo. 

A principal tendência no Twitter no México é o coronavírus

Em suma, o COVID-19 nos mostrou que muitas empresas, principalmente pequenas e médias empresas (PMEs), não estão preparadas para continuar seu ritmo de trabalho em uma contingência desse tipo. 

E é que o modelo de negócios tradicional cria modelos impensáveis, como o escritório em casa ou o trabalho em casa. Como empresários e empresários, estamos acostumados com o estilo de vida corporativo, de ir ao escritório em um horário definido, com um terno e reuniões a cada 5 minutos. 

Mas não é apenas o mundo do empreendedorismo que foi afetado por essa crise nos sistemas de saúde em todo o mundo; o marketing também foi pego pelas mudanças que foram trazidas como resultado dessa emergência. 

Por esse motivo, hoje queremos apresentar a você as três lições de marketing que o coronavírus nos deixou para que você não pare seu ritmo de trabalho e resista a essa contingência da melhor maneira possível. 

1.- Marketing de Conteúdo, o grande vencedor

A crise de saúde pela qual o mundo está passando nos ensinou que os usuários da Internet e, especificamente, os usuários de mídias sociais estão buscando diariamente informações de qualidade.

O conteúdo de valor agora é um dos elementos básicos para que uma estratégia de marketing digital funcione. 

Os milhares de notícias falsas ou falsas encontradas na internet agora são mais fáceis de serem identificadas pelos usuários e, portanto, o tipo de informação compartilhada deve ser analisado em grande detalhe.

Os blogs tiveram uma recuperação nos últimos dias. 

Além disso, a situação de quarenta que muitos países como Espanha e Itália estão enfrentando obrigou as pessoas a consumir um número maior de produtos da Internet. Por esse motivo, blogs, vídeos do YouTube, artigos e outros conteúdos digitais estão se recuperando em termos de tráfego na web. 

E é que a incapacidade de muitas pessoas de ir às ruas devido à quarentena ou ao simples medo de contrair a doença fez com que muitas das estratégias tradicionais de marketing fossem inúteis. 

Apesar de, nos últimos anos, o marketing digital ter destacado o marketing direto, a realidade é que esse último tipo de marketing continuou a ter um forte número de advogados e seguidores. 

Mas agora ficou claro que o grande vencedor na batalha é o marketing digital e de conteúdo. Obviamente, você não precisa pensar que o marketing de resposta direta ainda é válido; no entanto, o marketing digital é o mais eficaz e o mais aplicável no momento. 

2.- Não siga as tendências apenas para seguir

Se você verificar o Twitter ou o Facebook, as tendências apontam diretamente para o coronavírus, mas isso não significa que, como empresa ou marca, você precise aproveitá-lo para aumentar suas vendas. 

E é que muitas empresas optaram por implementar a questão do coronavírus ou crise financeira em suas estratégias de marketing de conteúdo ou em campanhas de email marketing e mídia social. 

Embora possa ser uma ótima aposta para as empresas, essa estratégia deve ser realizada com muito cuidado para não gerar uma imagem negativa da sua empresa.

O que queremos dizer com ser listado negativamente?

Você precisa tornar sua estratégia de marketing sutil, não pode simplesmente lançar uma oferta ou um produto que queira associá-la ao coronavírus, muito menos parece tirar vantagem (aumentando o preço de seus produtos ou serviços) durante a crise que tem muitas pessoas interessadas. 

Se você faz uma estratégia muito intrusiva, pode ser considerado “oportunista” e dar uma imagem negativa à sua empresa. Portanto, antes de pensar em gerar publicações para redes ou páginas da Web, recomendamos que você verifique várias vezes se a publicação pode ser ofensiva. 

É claro que sempre haverá comentários negativos, mas se você puder minimizar a quantidade de “ódio” em suas redes sociais. 

3.- O futuro é … automação? 

Automação de marketing com o AB Testing

Sim, talvez a lição mais importante que o coronavírus tenha nos deixado seja que, em questões de marketing, a automação possa salvar sua empresa. 

As automações de marketing fazem com que toda a sua estratégia seja executada com o mínimo de intervenção humana, ajuda a sistematizar todo esse processo para que, no caso de uma quarentena ou qualquer outro clima ou emergência social, sua estratégia de marketing possa continuar em pé . 

Mas quando falamos de automação de marketing, estamos nos referindo a todo o processo, desde o recrutamento de leads ou prospects até o processo de vendas. Absolutamente tudo pode ser automatizado e, mesmo que você esteja em casa, sua empresa continuará funcionando. 

Na realidade, as automações de marketing atendem você a qualquer momento ou contexto, porque sua principal função é otimizar o processo de conversão de um cliente em potencial em um cliente, mas em casos como o atual, ele ajuda a manter o mesmo estilo de trabalho e a não interromper ou assustar você. . 

Bem, neste momento, queremos fornecer uma lista dos produtos ou serviços que terão uma alta porcentagem de lucros como resultado da contingência do coronavírus: 

  • Infoprodutos: cursos, certificações e treinamento on-line terão um aumento substancial devido à suspensão de escolas e universidades. Além disso, com o fechamento de academias, os produtos para exercícios em casa ficarão mais populares do que nunca. 
  • Redes de marketing de produtos saudáveis: todo mundo procura escapar do coronavírus, portanto, deseja manter-se saudável e disposto a consumir suplementos, vitaminas, etc. 
  • Produtos de limpeza: não há dúvida de que é o principal produto, basta ir ao supermercado para perceber que não há desinfetante. 

Além desses produtos, estão os pedidos de trabalho em casa, se você quiser saber um pouco mais sobre essas ferramentas, coloque-o nos comentários e escreveremos um artigo com os melhores para aumentar sua produtividade.

Espero que tenha gostado deste artigo. Continue acompanhando o portal Tecnologia Resíduos!