4 sites e revistas para quem curte viajar

Se as revistas de viagens ocuparam boa parte do mercado editorial nas últimas décadas, a internet permitiu que os sites assumissem um novo protagonismo entre aqueles que amam viajar. Esse movimento se intensificou com a chegada das redes sociais, em que existem inúmeras páginas e perfis falando sobre viagem.

 

Além de dar dicas sobre quais passeios realizar e o que conhecer no destino escolhido, blogs trazem detalhes dos improvisos e apuros vividos pelos viajantes, tais como remarcação de passagem, mal-estar físico após uma comida desconhecida e dificuldades para lidar com uma nova cultura e visão de mundo. Existem sites dedicados a alguns lugares e outros com dicas mais gerais.

 

Enquanto pesquisam passagens, hospedagem e passeios para fazer no destino escolhido, alguns viajantes procuram sites e revistas que os ajudem a planejar a próxima aventura em um local desconhecido. Se você já está se programando para comprar passagem de ônibus barata, confira alguns portais para consultar antes de sair de casa.

Turismo Aqui

Esse site é superindicado para quem planeja viajar para a Amazônia brasileira, uma das regiões mais extensas do país e menos conhecida pelos brasileiros. 

 

Além de dicas de lugares maravilhosos para conhecer, especialmente aqueles que unem farta vegetação, mar e rio, o site tem ótimas indicações sobre o que experimentar da culinária amazônica: suco de cupuaçu, farofa de aviú, tacacá, frito do vaqueiro, pirarucu ao leite de coco, maniçoba, tambaqui, pato no tucupi e açaí.

National Geographic

Uma das revistas mais conhecidas do mundo, a National Geographic traz matérias interessantes sobre diferentes temas, como história, ciência, animais e viagens. Embora as revistas pareçam menos lidas pelas novas gerações, essa é daquelas que ainda conquistam novos fãs até hoje.

 

Além das ideias e dos olhares interessantes trazidos pela publicação, ela é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas fotos, que são de tirar o fôlego, sobretudo aquelas em preto e branco.

Viajar Verde

A busca por iniciativas ambientalmente conscientes é cada vez maior em várias áreas, incluindo o turismo. Para quem quer encontrar novos jeitos de viajar, desde a realização de trabalhos voluntários até passeios organizados pela comunidade que mora ali, esse site é uma boa dica para fazer do turismo algo que vai além de conhecer novos lugares.

 

Além de dicas para os viajantes, o site traz uma visão muito ampla sobre o que é um turismo sustentável, algo que não se resume a respeitar o meio ambiente e as relações econômicas sustentáveis, tanto para quem viaja, quanto para quem trabalha com isso, envolvendo fatores socioculturais — as pessoas e o modo como elas participam das relações dentro do turismo.

 

O site traz inúmeros textos sobre as mudanças climáticas, os lugares que poderão ser mais afetados por elas, os impactos do turismo sobre oceanos, como desenvolver um turismo antirracista, os passeios para fazer a pé, como reduzir o consumo de plásticos em hotéis, os trajetos para observar a rota de baleias e a importância das áreas verdes nas cidades urbanas. 

Viajando com pimpolhos

“Viajar com crianças, adolescentes e até avós é uma experiência, como tantas outras, e que só demanda um pouco mais de organização” — é assim que a Sut define a sua situação com o seu marido e a pequena Clara, filha do casal. O site traz relatos de como é viajar acompanhado de crianças.

 

Se você tem filhos e sente dificuldades em conciliar o amor por viagens com os pequenos, esse site dá boas dicas de locais para se hospedar que oferecem infraestrutura, passeios e roteiros voltados para as crianças, além de informações, como as documentações necessárias para viagens internacionais de acordo com a faixa etária.