5 dicas de aplicativos para te ajudar com as finanças pessoais

O ano de 2020 foi marcado por um cenário econômico instável, levando muitas pessoas a perderem o emprego ou parte da renda. Nesse contexto, cresce a busca por mecanismos e estratégias que ajudem a organizar as finanças pessoais.

 

Um desses recursos são os aplicativos para aparelho celular. Imensamente versáteis, os apps de gerenciamento financeiro são uma medida simples e fácil para acompanhar melhor as movimentações bancárias e controlar gastos.

 

Na hora de organizar as tabelas e fazer os cálculos, prefira os apps que permitem uma boa visualização, além de um celular com uma câmera maior, para facilitar esse processo. 

 

Por isso, se você tem fechado os últimos meses com as contas no vermelho e precisa de ajuda para manter o seu orçamento em dia, confira algumas dicas de aplicativos de celular. 

GuiaBolso

Este app tem parceria com Banco do Brasil, Itaú, HSBC, Bradesco e Santander, conectando-se à sua conta-corrente para te auxiliar a gastar o seu dinheiro com mais ponderação. 

 

Para utilizá-lo, é preciso inserir os seus dados bancários (conta e senha eletrônica). Algumas vantagens do GuiaBolso são: gráficos que te permitem entender melhor o fluxo do seu dinheiro e emissão de alertas para te ajudar a avaliar se aquele gasto é realmente necessário. O app está disponível tanto para Android, quanto para iOS.

Minhas economias

Este aplicativo é bastante inovador, pois oferece diversas ferramentas de controle, além de gráficos e relatórios para que você acompanhe a circulação do seu dinheiro com cautela. Uma funcionalidade diferente dele é a possibilidade de ver quanto falta para você chegar ao seu objetivo.

 

Assim que você criar uma conta no Minhas economias, o app sincroniza o seu planejamento financeiro com todos os seus dispositivos. Ele é encontrado nos sistemas Android e iOS. No iPhone, o usuário pode restringir o acesso ao aplicativo com a configuração Touch ID.

Wisecash

Este é um app mais simples, mas muito fácil de usar e que permite uma navegação intuitiva, ideal para quem não tem experiência nesse tipo de ferramenta — isso o torna um dos melhores dessa categoria.

 

Outra vantagem é que ele é gratuito, o que é importante para quem está precisando diminuir os gastos. Na tela inicial, estão informações básicas, como o valor do seu saldo, quanto foi gasto e a quantia restante na sua conta após os pagamentos. O Wisecash traz quatro contas pré-configuradas: dinheiro, poupança, conta-corrente e cartão.

Finance

Este app traz como diferencial a possibilidade de cadastrar contas nacionais e internacionais, o que é ótimo para quem vai permanecer um prazo considerável fora do Brasil ou viaja muito a trabalho.

 

Além disso, o Finance fornece atualizações de preço, referente às listas de compras cadastradas pelos usuários. Sendo superprático e permitindo a criação de diferentes listas, desde farmácia até panificadora e mercado, esse app te permite fotografar recibos, comprovantes e notas para anexar ao seu controle de pagamento.

Gastos diários

Este app permite um controle bem detalhado das suas movimentações financeiras a cada dia. Além de acompanhar receitas e despesas, ele as classifica em categorias. Uma função que se destaca é a possibilidade de agendar transações recorrentes.

Isso aumenta a comodidade na hora de pagar contas de telefone, luz, água e internet, por exemplo. O pagamento pode ser feito a partir do cartão de crédito ou do débito automático. 

 

Esse app possui uma versão gratuita e outra paga, na qual ele oferece um balanço das suas contas e alguns gráficos para você visualizar como andam as suas despesas. Ele também oferece traduções para vários idiomas e te permite bloquear o acesso de alguns conteúdos com senhas.