5 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar

Você sabia que mais ou menos 77% dos brasileiros sonham em empreender? Por vários motivos, essas metas nunca chegam a se concretizar. Pode ser porque a carga tributária no país é muito alta, pode ser porque o mercado é hostil e muito concorrido. Seja como for, às vezes só falta aquela motivação especial para colocar esse objetivo em prática. Talvez ver alguns filmes sobre empreendedorismo possam ajudar.

É fato notório que os filmes podem nos motivar a fazer várias coisas. Quem não sai do cinema depois de um bom filme de super-heróis animado e empolgado? Basta ver o efeito que o filme do Pantera Negra teve sobre a comunidade negra nos EUA, que realmente adorou o filme. Isso acontece em todas as áreas e todos os segmentos, por que não aconteceria com o empreendedorismo também?

Se só falta motivação para você tirar o seu sonho do papel, veja a seguir alguns filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar!

5 filmes sobre empreendedorismo

1. Joy

Joy é um dos mais interessantes filmes sobre empreendedorismo de Hollywood. Dirigido por David O. Russell (de Trapaça, O Vencedor e O Lado Bom da Vida), o longa conta a história real de Joy Mangano (vivida por Jennifer Lawrence), uma jovem mulher que sempre foi fascinada por criar coisas. Por não ter dinheiro, ela sempre fazia criações incríveis, mas não tinha como manufaturá-las. Com o tempo, Joy acaba entrando em uma vida sem saída: trabalha em um emprego ruim, cuida da mãe doente que fica em casa vendo novela, tem dois filhos, um ex-marido que não ajuda em nada e um pai que tem uma oficina que está com problemas financeiros.

A vida dela começa a mudar quando Joy decide que, dessa vez, produzirá a sua mais nova invenção: um esfregão especial que é capaz de se torcer sozinho. Aos poucos, ela se torna um sucesso do canal de televendas e precisa lidar com a fama e o sucesso.

2. Fome de Poder

Em Fome de Poder, o fantástico Michael Keaton vive Ray Kroc, um vendedor que encontra uma lanchonete com um modelo inovador. Essa lanchonete se chama McDonald ‘s, mas ainda está longe de ser aquilo que conhecemos hoje em dia. É justamente a chegada de Kroc, com uma dose de ambição, persistência e impetuosidade que faz com que a pequena lanchonete se transforme em uma das maiores redes de lanchonetes do planeta.

3. Walt antes do Mickey

Um dos maiores empreendedores de todos os tempos é Walt Disney, criador do império da Disney. No filme Walter antes de Mickey vemos a infância e os primeiros anos da carreira dele, com as sementes daquilo que viria a se tornar uma das maiores empresas da História.

O filme é muito interessante por ensinar várias lições de empreendedorismo, mostrando como um dos maiores empreendedores e storytellers da história agia, qual era a sua visão de sucesso e como ele a atingiu.

4. O Homem que Mudou o Jogo

O que você faz quando não tem os recursos necessários para fazer o seu trabalho? Bom, você cria um sistema inovador capaz de revolucionar a sua área, claro. Billy Beane (Brad Pitt) e Peter Brand (Jonah Hill) fizeram. Moneyball conta a história real do Oakland Athletics, um time da liga principal de baseball dos EUA que revolucionou o esporte ao criar um sistema de recrutamento de jogadores baseado em estatística e ciência.

5. Steve Jobs

Por fim, nossa lista não estaria completa sem a história de um dos maiores empreendedores do Século XXI. Steve Jobs conta a história do homônimo cofundador da Apple, que revolucionou o mundo da tecnologia com o iPhone, iPod, Mac e tantas outras criações.

O longa se passa nos bastidores de 3 grandes lançamentos da história de Jobs: o Macintosh, o (fracassado) NeXT Computer e o seu retorno com o grandioso iMac. No meio do caminho, temos uma visão da sua história e vida enquanto interage com as pessoas entre os três lançamentos.

Pronto! Agora que você já conhece esses 5 filmes sobre empreendedorismo, é hora de colocá-los para assistir. Alguns estão em serviços de streaming, outros você terá de procurar o DVD ou Blu-Ray para comprar. No entanto, não esqueça de comprar um lanchinho no Rappi para poder curtir ainda mais os filmes e tornar essa experiência ainda mais gostosa.

Gostou das nossas sugestões? Tem mais algum filme de empreendedorismo que você conheça? Então comente abaixo!