7 passos para abrir uma loja virtual

O setor de e-commerce está em pleno crescimento no Brasil. Dados da Neotrust apontam que a área cresceu cerca de 122% entre janeiro e novembro de 2020, faturando mais de R$115 bilhões. Isso é a prova de que abrir uma loja virtual pode ser uma ótima forma de ter o primeiro negócio. 

 

A montagem de um e-commerce passa por diversos fatores, como um planejamento assertivo,  registro de domínio,  escolha de uma hospedagem segura, um bom catálogo de produtos, entre outros. Preparamos uma lista com os principais passos para você ter uma loja virtual em 2021. Confira:

Faça uma pesquisa de mercado e monte o planejamento da sua loja

O primeiro passo para abrir uma loja virtual é pesquisar o mercado. Você precisa entender quem é o público que possivelmente comprará seus produtos, se o segmento possui demanda suficiente e quais são as necessidades de seus potenciais clientes. 

 

Isso é de suma importância para que você possa montar um planejamento assertivo. Dessa forma, você pode desenvolver uma identidade visual, valores de marca e diferenciais para conseguir realizar as primeiras vendas em pouco tempo. 

Registre o domínio 

O registro de domínio é importante. Com ele você assegura a URL do seu negócio, registrando o endereço da sua loja virtual na web. Então é importante pensar no nome da marca e verificar se o domínio ainda está disponível ou já foi registrado. Isso evita a  criação de uma marca com um nome já existente no mercado. 

 

Na hora de definir um nome, pense em um que seja curto e fácil de lembrar. E, claro, que tenha sentido e carregue a identidade da sua marca. Isso pode ajudar a melhorar o ranqueamento da sua loja nos sites de buscas.

 

Também é importante pensar nas terminações de domínios. A mais comum para sites brasileiros é a terminação (.com.br), mas existem terminações específicas para alguns segmentos, como por exemplo a terminação (.design) e (.edu.br), respectivamente referentes a negócios das áreas de design e educação. 

Tenha uma hospedagem de qualidade 

Depois do registro do domínio, é preciso escolher um bom servidor de hospedagem. Com tantas opções no mercado, o ideal é que você pesquise bastante antes de contratar um, considerando as principais necessidades da sua loja virtual. 

 

Nesse momento é preciso pensar em fatores como uptime, limite de tráfego, capacidade de armazenamento, suporte e preço, entre outros. O mais recomendado é escolher uma hospedagem plus, que possui recursos voltados para a montagem de uma loja virtual de sucesso. 

Escolha a plataforma da sua loja virtual 

A plataforma é o local onde você publica seu site. É nela que são definidos templates e são realizados os cadastros de produtos e tudo mais que envolva o layout da sua loja. Existem diversas plataformas para escolher, como o Wix, a Zyro e o Woocommerce. Há, ainda, plataformas exclusivamente pensadas para o seu site. 

 

É importante levar em conta a facilidade de administrar o seu site, a navegabilidade, os recursos disponíveis, o nível de segurança e suporte, assim como as possíveis integrações com outras ferramentas. 

Template 

Com a plataforma escolhida, você deve definir o template da loja. Há modelos prontos que podem ser customizados por você. Assim, você reorganiza o layout e coloca novas funcionalidades no site, a fim de deixar a sua loja bem personalizada. 

Formas de pagamento 

As plataformas de e-commerce costumam vir com possibilidades de integração de meios de pagamentos, então você precisa escolher quais irá usar no seu site, fazendo as configurações necessárias. 

 

Você deve definir as formas de pagamento pensando nos clientes e nas funcionalidades que elas oferecem, como cupons de desconto e pagamento por diversos meios (cartões de crédito/débito, boleto). 

Logística 

Se você vende produtos, físicos ou digitais, você precisa ter um bom esquema de logística. Para produtos físicos que dependem de entrega, você deve ter controle sobre o seu estoque e esquematizar as entregas, usando ferramentas para definir valores de frete. No caso de produtos digitais, também é preciso organizar a forma de enviar os arquivos para o cliente após a confirmação do pagamento. 

 

Estes são os principais passos para montar a sua loja virtual em 2021. Pesquise bastante e tome decisões pensando em levar facilidade para seus clientes na hora da compra.