Ar-condicionado janela, portátil ou split: saiba quais são as diferenças de cada modelo

Você não aguenta mais sofrer com o calor do verão e decidiu comprar um ar-condicionado? Confira algumas dicas de modelos antes de definir qual atende melhor à sua necessidade e adapta-se à sua casa!

 

Já faz alguns verões que você sente que o seu ventilador não dá mais conta de refrescar a sua casa, enfrentado desconforto na hora de dormir, comer e até relaxar no sofá, vendo a sua série ou filme favorito?

 

Assim, se você decidiu separar uma parcela do seu orçamento para comprar um modelo de ar-condicionado, mas, ao começar a pesquisar os modelos, sentiu-se totalmente perdido mediante à variedade de tipos e preços, confira algumas diferenças entre os modelos janela, portátil e split para entender qual atende melhor às suas necessidades.

Janela

Este é o tipo mais tradicional de ar-condicional, composto por dois elementos: um deles é um sistema de escape de ar quente voltado para fora, enquanto o outro é um sistema de retorno de ar fresco para dentro. 

 

Ele é mais recomendado para refrigerar ambientes domésticos, sobretudo quartos grandes e pequenos. Uma das principais vantagens é que ele é mais compacto, fácil de ser instalado e, geralmente, possui um preço mais acessível em comparação a outros modelos, como o split. 

 

Dependendo das condições em que é usado, o aparelho pode funcionar de 10 a 15 anos. Comparado a outro tipo, as principais desvantagens são: consumo maior de eletricidade e produção de ruídos enquanto funciona. 

 

Isso se explica, pois o ar-condicionado do tipo janela possui uma tecnologia mais antiga. Contudo, é possível encontrar alguns modelos com recurso inverter, exclusivo do split até poucos anos atrás. Trata-se de um mecanismo que regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor, o que diminui o consumo de eletricidade.

Portátil

O ar-condicionado portátil é um modelo que se popularizou nos últimos anos. Esse fenômeno ocorre por várias razões. Uma delas é que ele não precisa passar o ar mais aquecido para fora do ambiente onde está colocado. Outro benefício é ser fácil de transportá-lo, pois ele conta com rodinhas para facilitar o deslocamento, tornando-o ótimo para levar em viagens curtas.

 

Outra grande vantagem é ser fácil de usar e não demandar gastos com instalação, já que dispensa a produção de um buraco na parede ou no teto, o que reduz despesas com obras e reparos, sendo colocado próximo às janelas. 

 

A única desvantagem ocorre para quem mora em prédios que proíbem a instalação desse tipo de ar-condicionado devido às regras do condomínio ou à busca de manter a fachada uniforme. Esse problema ocorre sobretudo para quem mora em edifícios mais antigos.

Split

Este é um tipo mais moderno de ar-condicionado, presente especialmente nos ambientes comerciais. Ele é composto por duas partes: a externa (condensadora, passa o calor absorvido no ambiente para o meio exterior) e a interna (evaporadora, libera o ar frio no local climatizado).

 

Em geral, o ar-condicionado do tipo split costuma precisar de um tubo de cobre para conectar essas duas partes. É importante que esses dois recursos sejam instalados próximos um do outro, com o objetivo de minimizar a extensão do tubo e dos fios, o que reduz as perdas de pressão no trajeto do ar no interior dos dutos e, consequentemente, o consumo energético do equipamento.

 

O modelo split possui inúmeras vantagens, como ser silencioso e eficiente, garantir melhor distribuição do ar refrigerado e permanecer mais discreto no ambiente em que é instalado, o que libera mais espaço para itens como estantes e objetos de decoração no local.