Certidão Negativa INSS: como emitir

Sabemos que fazer prestação de contas com o governo não é simples. Você precisa solicitar todos os comprovantes e isso nem sempre é das tarefas mais fáceis. A documentação tem de ser precisa, pois se não acarretam em falhas no cadastro do INSS e não será possível finalizar a solicitação.

Vamos te explicar passo a passo de como realizar o requerimento e para que serve a emissão da certidão negativa do INSS, seja quesito pessoal ou mesmo profissional, além de explicar de uma forma rápida e gratuita.

Entenda o que é a Certidão Negativa INSS

É emitida pela Receita Federal, como um demonstrativo de que você não está com nenhuma pendência junto a Previdência Social. Nada mais é do que um atestado de regularidade de contas ou conhecida por outros como a Certidão Negativa de Débito.

Para que ela pode ser utilizada

Em alguns processos para se dar continuidade, será necessário apresentar a certidão negativa de débito com a União. Aposentadoria e validação de imóveis são alguns dos casos.

Também pode ser solicitado para o requerimento de empréstimo de banco ou se você for morar no exterior. Para os empresários ela é muito útil, pois ajuda a saber o histórico do cliente e a não contratar uma empresa que esteja com nome sujo no Sistema.

Caso para você a intenção seja participar de uma concorrência pública, não tem como sem apresentar este comprovante. Todo o MEI precisará apresentar e até mesmo pessoas jurídicas tem esta obrigatoriedade se forem se cadastrar a novos fornecedores em seu negócio.

Documento Receita
Documento Receita

Como requerer a Certidão Negativa INSS

As pessoas físicas podem requerer através do seu CPF e pessoas jurídicas com o seu CNPJ. Em geral o requerimento é simples, gratuito e não demora muitos minutos.

Detalhes do controle e Gestão de Qualidade

Quando se escuta as palavras controle e gestão, saiba que os significados são um pouco diferentes. No caso do controle de qualidade, a responsabilidade é por verificar a produtividade do produto no seu processo final. O mais importante é certificar a qualidade e consistência. Já na gestão de qualidade, o mais importante é padronizar os processos e atender as expectativas.

Caso queira saber como funciona na gestão de controle e qualidade, a gestão trata do processo de regularidade e acompanha se houve falhas de pagamento. Já o controle cuida para corrigir erros a tempo e a veracidade dos pagamentos no final.

Passo a passo para a emissão

A emissão pode ser feita pela Internet, sem sair de casa. Além de fácil, é gratuito. Para começar você deve acessar o site da Receita Federal e digitar o número do seu CPF ou CNPJ no local indicado.

Será necessário digitar os caracteres de segurança, solicitados para o combate de fraudes eletrônicas. Após isso clique para fazer a consulta e imprimir a sua solicitação. Para a pessoa jurídica, basicamente o processo é o mesmo, só que com a consulta do CNPJ.

Após emitir todos os dados de matrícula e completar os seus cadastros, você receberá um resumo das suas informações na tela e comunicará para a emissão final da CND. Faça com calma e consulte sempre antes de terminar o processo, para não enviar informações equivocadas e deixar pendências.

Confirme a autenticidade do documento

Após concluir todo o processo de verificação, você contribuinte pode consultar a autenticidade no documento no site da Receita Federal.

É importante que todos os brasileiros tenham conhecimento e realizem o processo seja eletrônico ou na Receita Federal. Isso ajuda que tenhamos menos sonegação e que todos estejam contribuindo corretamente para a União e com um país melhor.