Como ocorre o funcionamento de um processador de celular?

Normalmente, ao escolher um celular, as pessoas costumam se atentar à capacidade de armazenamento, ao tamanho da tela ou à quantidade de megapixels das câmeras. Porém, um dos aspectos mais importantes para escolher um modelo de qualidade é observar o potencial processamento das tarefas.

 

Assim, quem procura celulares com alto desempenho na execução dos aplicativos, sem travamento, precisa escolher uma opção que contém um bom processador. Se você não sabe qual é a importância desse componente e o que as especificações dele significam, não tem problema. Aprenda um pouco sobre o assunto abaixo.

Funcionamento do processador

O processador é responsável por fazer o celular funcionar, organizando as informações para que o sistema funcione de maneira fluida. Ele irá ler os códigos dos arquivos e dos aplicativos, executando as operações lógicas para que as tarefas sejam cumpridas.

 

No entanto, o funcionamento dele não acontece sozinho. Ele utiliza recursos das memórias, do sistema operacional e da GPU para suprir todas as necessidades. Assim, é importante compreender as especificações do processador para fazer uma escolha melhor, com base em fatores específicos

 

A frequência de operação (ou velocidade de clock) é um desses pontos. Ela é representada pelo valor em GHz que há nas especificações e calcula quantos ciclos o processador faz por segundo. Quanto maior ela for, mais rapidamente ele conseguirá executar as tarefas necessárias do dispositivo.

 

O número de núcleos é representado por palavras dual-core (dois núcleos), quad-core (quatro núcleos), octa-core (oito-núcleos) e assim por diante. Eles funcionam como pequenos processadores trabalhando juntos. Dessa forma, quanto mais núcleos houverem no aparelho, mais tarefas podem ser feitas, tornando a execução mais rápida.

 

A relação com a memória RAM também é importante, já que, ao executar uma ação, o processador usa um componente para carregar os dados salvos até ele. O “transporte” dessas informações é feito justamente pela memória RAM, sendo que os dois funcionam em conjunto. Quanto melhor for o processador, maior deve ser a memória RAM, para que eles funcionem em harmonia.

 

Por fim, é necessário prestar atenção no processamento gráfico (GPU), já que ele é a placa responsável pela qualidade das imagens do aparelho. O funcionamento dele é semelhante ao do processador, mas voltado apenas para o visual. Assim, quem assiste a muitos vídeos ou joga games com qualidade de vídeo alta precisa de um processador e um GPU bons.

Indicações da Motorola

A Motorola é uma das marcas de celular mais conhecidas e queridas do Brasil, sendo que vários de seus modelos se destacam justamente por bons processadores e capacidade de gerenciar bem os aplicativos de um smartphone. Conheça algumas indicações da marca abaixo.

Motorola Edge+

Trata-se do modelo top de linha da marca, que busca recuperar o espaço no Brasil. Ele conta com processador Snapdragon 865, memória RAM de 12 GB e armazenamento interno de 256 GB. A tela é de OLED Full HD e tem 6,7 polegadas, com uma taxa de atualização (quadros por segundo) de 90 Hz, que torna a troca e os deslizes de tela mais suaves

 

Para quem quer tirar boas fotos, o aparelho é uma indicação de ouro. A câmara principal tem 108 megapixels de resolução, gerando imagens de 25 MP. O resultado são fotografias mais nítidas e claras. A bateria é de 5000 mAh, um valor acima da média, capaz de alimentar o aparelho por, pelo menos, 1 dia completo.

Moto G9 Plus

O modelo Moto G9 Plus representa uma grande evolução em relação aos seus antecessores. Com 128 GB de armazenamento interno, ele tem tela Max Vision HDR10 de 6,8 polegadas e resolução Full HD+. O processador é o Snapdragon 730G, enquanto a memória RAM é de 4 GB.

 

A bateria é de 5000 mAh, e o aparelho é acompanhado por um carregador Turbo Power de 30W, que o carrega mais rapidamente. Ele conta com um conjunto quádruplo de câmeras traseiras, de 64 MP, enquanto a câmera frontal é de 16 MP.

Motorola One Fusion

Com um processador Snapdragon 730 e memória RAM de 6 GB, o One Fusion se destaca por ter a tela inteira, sem buraco ou entalhe. O display, com 6,5 polegadas, é Full HD+, e a câmara frontal é do modo pop-up, ou seja, ela só se levanta quando é acessada.

 

O One Fusion também tem 5000 mAh de bateria. O armazenamento interno é de 128 GB, enquanto ele conta com um conjunto de quatro câmeras traseiras, sendo a principal delas de 64 MP. Ele ainda se destaca por filmar vídeos em 4K, no sensor principal. Já câmera a frontal, de 16 MP, filma em Full HD e 30 fps.