Como utilizar chatbots em sua estratégia de marketing?

Os chatbots são programas de computador que respondem a programações para simular uma conversa humana. Com essa tecnologia, uma empresa consegue automatizar alguns processos que envolvem o atendimento ao cliente.

Inclusive, a Inteligência Artificial é um assunto em evidência atualmente, ainda assim, é comum encontrarmos empreendedores que não sabem como aplicá-la em seus negócios.

O uso de chatbot é uma dessas formas, e além de ser útil no atendimento ao cliente, pode ser uma ótima ferramenta para atrair e qualificar leads.

Contudo, é nas conversas entre consumidores e marcas que mais vemos sua ação, sendo que o Brasil é um dos países que mais emprega a automação de atendimento.

Isso é muito vantajoso e uma forma de melhorar os negócios, livrando os profissionais de executarem tarefas repetidas nesse setor, e podendo se dedicar a processos mais estratégicos.

Há uma considerável redução nos custos, mesmo atendendo os clientes 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ou seja, sua marca vai estar disponível para o consumidor a qualquer momento, sem gastar mais.

Em vista das vantagens dessa tecnologia, neste artigo, vamos explicar o que é chatbot, suas vantagens e dar algumas dicas para usá-lo no marketing digital.

 

O que são chatbots?

Os chatbots nada mais são do que programas de computador que simulam uma conversa humana, após serem programados para isso. Dessa forma, tarefas repetitivas podem ser realizadas e a empresa pode se concentrar em processos mais complexos.

Dentro do atendimento ao cliente, é possível automatizar as vendas, dúvidas frequentes, confirmações de pagamento, dentre outras ações. Basta estruturar um diálogo e cadastrá-lo dentro da ferramenta.

Seu funcionamento se baseia em Inteligência Artificial, para que a máquina aprenda alguns aspectos programados por uma empresa de PABX, por exemplo. A cada nova conversa, ele vai interagir melhor com os usuários.

Também existem os chatbots que fazem uso de regras de programação, fornecendo informações para os usuários. É bem parecido com o SAC, no entanto, ao invés de ligar para uma central, o consumidor é atendido pela internet.

É necessário escolher uma ferramenta para usar o chatbot, como Global Boot, Drift, entre outras, para que ele seja escalável. A Drift, por exemplo, é gratuita, e algumas outras podem ser integradas com ferramentas de automação de marketing.

Com isso, as empresas de contabilidade, por exemplo, conseguem impulsionar a geração de leads. Outra ferramenta bastante usada é o Messenger no Facebook, com o auxílio da Chatfuel, que também é gratuita, completa e boa para ser usada no site institucional.

No que diz respeito ao Messenger, o próprio Facebook permite automatizar respostas e já está disponível para os sites das empresas.

 

Vantagens do chatbot para o Marketing Digital

As estratégias de marketing do seu negócio têm muitas vantagens com o uso dessa tecnologia. Exemplo disso é o atendimento que fica muito mais ágil.

A quantidade de informações é muito grande atualmente, e o cliente pode ter uma série de dúvidas antes de adquirir um produto ou serviço. Nesse caso, ele busca respostas rápidas e pode encontrá-las no Facebook da organização.

Contudo, as respostas também estarão disponíveis no Google ou nos canais digitais dos seus concorrentes. Mas se uma empresa de terceirização de RH usa o chatbot, vai fornecer as informações de um jeito muito mais rápido.

Isso evita abrir espaço para a concorrência, sendo que vários usuários podem falar com a sua marca ao mesmo tempo. Além disso, informações relevantes sobre os clientes podem ser armazenadas quando eles entrarem em contato.

Tudo é feito de maneira orgânica, com o intuito de solucionar os problemas e obter dados úteis para as estratégias de marketing.

A tecnologia também oferece informações mais completas, algo impossível para o atendimento humano. Os chatbots acessam o banco de dados, respondendo perguntas com agilidade e melhorando a experiência do cliente.

A adesão também tem custo mais acessível, algo muito vantajoso para uma empresa de dedetização ou qualquer outra que tenha um fluxo maior de mensagens.

Ao invés de contratar uma equipe inteira, basta automatizar o chat. Mas isso também é vantajoso para fluxos menores, pois a marca não precisa manter um funcionário apenas para responder questões eventuais.

É uma maneira de garantir atendimento especializado 24 horas por dia, o ano todo e de maneira personalizada. Você pode configurar o chatbot no tom de comunicação da sua organização, com o tipo de linguagem que ela costuma usar.

Para isso, basta criar a sua persona e identificar a marca na ferramenta usada. Depois, é só configurar respostas padrão para as dúvidas mais frequentes, o que vai garantir uma conversa natural.

Além disso, é possível usar a criatividade para tornar o atendimento mais agradável, usando recursos como:

  • Gifs;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Stickers.

Tudo o que você julgar necessário e que combine com sua marca e o público-alvo dela pode ser usado, o que vai ajudar a envolver o usuário na conversa de maneira mais leve.

Agora que você já conhece as vantagens do chatbot, no próximo tópico, vamos mostrar como uma empresa de limpeza piso, ou qualquer outra, pode usar essa tecnologia. Acompanhe!

 

Veja algumas dicas para usar o chatbot

Para usar os chatbots, primeiro é necessário fazer um planejamento para que a automação traga resultados satisfatórios. E dentre as dicas, temos:

Conhecer o público-alvo

Qualquer estratégia de marketing digital necessita que a marca conheça seu público e saiba quais são suas necessidades, e com o chatbot não é diferente.

É dessa forma que a empresa saberá como o atendimento deve ser feito, a linguagem que deve ser usada e de que maneira personalizá-lo.

Uma loja de roupas não precisa ser tão formal quanto uma empresa de consultoria contábil, por exemplo. Mas para definir o tipo ideal de atendimento, é indispensável saber com quem sua marca vai falar.

Trabalhar com quizzes

Os quizzes são uma boa estratégia para interagir com o público e construir um bom relacionamento com os usuários.

Eles não são o foco do chatbot, mas são ótimos para divulgar campanhas e entregar conteúdos diferentes. 

Um exemplo prático de seu uso é quando o cliente entra para esclarecer uma dúvida e a companhia oferece um quiz relacionado à pergunta dele.

Também é uma forma de fazer com que as pessoas se interessem pela marca, o que ajuda a gerar mais leads.

Personalizar o atendimento

Por exemplo, uma empresa terceirização de serviços de portaria também pode personalizar as mensagens, o que é muito importante, pois a maioria dos consumidores prefere anúncios e informações direcionadas aos seus interesses.

O uso de inteligência artificial ou machine learning permite que o chatbot chame o cliente pelo nome e fale com ele, de acordo com suas preferências.

Portanto, além de esclarecer a dúvida do usuário, o atendimento pode oferecer produtos e falar sobre as formas de pagamento. Inclusive, é nesse momento que algumas informações sobre o cliente são coletadas.

Personalizar o atendimento é importante para fidelizar clientes, mas para isso, é necessário obter alguns dados sobre eles.

Oferecer outras possibilidades

Mesmo o chatbot sendo uma excelente opção para uma fábrica de camisetas personalizadas, ou qualquer outra empresa, ainda é importante garantir outras formas de atendimento, como telefone ou conversas presenciais.

Essa é uma necessidade ainda mais relevante quando o cliente deseja obter alguma informação mais pontual, ou busca o conselho de um especialista.

Portanto, nenhuma marca deve se limitar ao atendimento automatizado, por mais prático e eficiente que ele seja. Estamos falando de uma ferramenta, portanto, a intervenção humana, em alguns casos, é necessária.

Usar as redes sociais

As redes sociais não podem ficar de fora quando se trata de usar os chatbots. Tudo é feito de maneira simples, sem que seja necessário um programador, permitindo que a marca atenda aos clientes por meio do Facebook.

Além dele, outras permitem essa automação, então, em qualquer uma é recomendável aplicar essa tecnologia. Além de estar onde seu público está, você também consegue falar com eles por canais mais viáveis.

Conclusão

O atendimento ao cliente sempre foi importante para qualquer marca. Ele é a base do relacionamento entre ela e os consumidores, e deve sempre ser aprimorado.

A tecnologia, mais uma vez, chega como uma aliada para facilitar os processos trabalhados pelas organizações, melhorando a maneira como ela se comunica e se relaciona com seu público.

Os chatbots vieram para ficar e, por meio deles, a organização dispensa grandes investimentos para realizar tarefas que podem ser facilmente resolvidas pela tecnologia.

Portanto, é um recurso que melhora o atendimento ao cliente, sem que para isso a marca precise fazer grandes investimentos. E agora que você já sabe como usar o chatbot, já está pronto para modernizar o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.