Confira os melhores podcasts para aprender sobre economia

Já se foi o tempo em que as discussões acerca de política e economia eram feitas de maneiras rebuscada, como que para afastar o usuário delas.

 

Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento crescente por informações acerca de investimentos e vida financeira, cada vez mais empresas e especialistas têm criado canais de comunicação direta com pessoas de todo o país.

 

Quem deseja entender de uma vez por todas os fundamentos, vantagens e desvantagens do plano gerador de benefício livre ou de seu parceiro, o vida gerador de benefício livre, pode aliar os seus estudos solitários – a literatura também é importante, então não abra mão dela! – ao uso de podcasts, vídeos educativos e afins.

 

Se você ainda não tem o costume de escutar podcasts, acredite: eles são muito mais divertidos e viciantes do que parecem. Para além disso, trazem uma grande vantagem: é possível escutá-los quando você está no transporte para o trabalho, enquanto lava a louça ou mesmo quando sai para caminhar.

 

Neste artigo, daremos sugestões de podcasts sobre economia, para que você fortaleça as suas convicções, faça investimentos inteligentes e melhore cada vez mais a sua relação com o dinheiro. Confira!

Podcasts sobre economia: por onde começar?

Embora esteja, segundo o autor Rafael Morán, em “hiato criativo”, o Financast ainda pode ser acessado através do Spotify e permanece, mesmo depois de um ano e meio sem atualizações, bastante relevante para quem deseja aprender o beabá das finanças e criar uma relação mais saudável com os gastos pessoais.

 

No Spotify, é possível ter acesso a 63 programas diferentes, com minutagens variáveis: há episódios de dez minutos, o que é fantástico para quem não costuma ter muito tempo ou não está habituado ainda aos podcasts, assim como episódios de uma hora.

 

Entre os temas, que volta e meia são destrinchados com a ajuda de especialistas em economia e mercado financeiro, estão: planejamento financeiro, minúcias do Imposto de Renda, importância da reserva de emergência e ETFs.

 

Se você já ouviu todos os áudios disponíveis no Financast e sente que precisa dar um passo além, temos outras dicas para você:

PoupeCast

O PoupeCast é o podcast oficial do maior canal de finanças do Brasil, o Me Poupe, criado pela jornalista e escritora Nathalia Arcuri.

 

Frequentemente atualizado, o podcast tem mais de seis milhões e meio de acessos e fala, de forma brincalhona e até meio ríspida (o que não é ruim; pelo contrário: às vezes, precisamos de um “chacoalhão” para lidar melhor com o dinheiro), sobre uma série de temas relacionados a finanças pessoais e investimentos.

 

Alguns dos temas mais recentes do podcast envolveram discussões sobre a morte e sobre a importância de se planejar financeiramente para esse evento, debates sobre empreendedorismo feminino e dicas para investir corretamente em ações.

Educando seu bolso

Criado por Frederico Torres, profissional do mercado financeiro, o podcast tem, segundo a sua descrição oficial, o objetivo de explicar o mercado para aqueles que não fazem parte dele.

 

A ideia, portanto, é apresentar conceitos sobre o mercado financeiro e sugerir rumos de ação de forma descomplicada, sem os jargões do “financês”.

 

Com mais de 320 vídeos, é um podcast feito para ser degustado: os episódios têm em torno de trinta ou quarenta minutos, embora alguns deles são bem curtinhos, de dez ou quinze minutos. Bom para colocar no fone de ouvido e enfrentar o trânsito.

 

Além de tratar de assuntos mais diretos, sobre a importância de ter uma reserva de emergência, o impacto da inflação no preço dos alimentos e o cenário da educação financeira no Brasil, o podcast também atua de maneira a esclarecer o funcionamento do mercado de ações, previdência privada, etc.

André Bona

O educador financeiro André Bona, que tem um blog onde fala sobre finanças pessoais, economia global e investimentos, também disponibiliza gratuitamente aos seus seguidores um podcast.

 

Sem nome específico – para encontrá-lo, basta escrever “André Bona” em plataformas como o SoundCloud e o Spotify -, o podcast ainda é recente e, por isso, tem cerca de vinte faixas de áudio, com tamanhos curtos.

 

Não se engane, porém: o podcast de Bona é voltado para pessoas que têm um pouco mais de conhecimento do mercado de finanças e investimentos e, por isso, pode ser um pouco mais denso. Isso não o faz menos interessante, é claro.

 

Entre os temas abordados pelo especialista nas últimas semanas estão: liberdade financeira, ações de dividendos, investimentos de longo prazo, rentabilidade, educação financeira, erros comuns do investidor e investimentos em moedas estrangeiros.