Conheça os benefícios e os modelos de lâmpadas de LED

No Brasil, a iluminação apresenta números bem expressivos em termos de consumo de eletricidade. Para se ter uma ideia, ela é responsável por cerca de 17% de toda energia que é consumida no país.

 

Diante dessa realidade, a   é considerada a opção mais econômica e sustentável no mercado para reduzir os gastos provenientes do consumo de energia.

 

Isso porque o LED é o que há de mais moderno no segmento de iluminação. As vantagens das lâmpadas que utilizam essa tecnologia são tantas que, para muitos, ela é tida como o recurso do futuro.

Quais são os benefícios das lâmpadas de LED?

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que as lâmpadas de LED são bem mais vantajosas que as opções tradicionais, mas será que sabe quais são os reais benefícios desse tipo de iluminação? Para não restarem dúvidas, confira os principais a seguir.

Economia na conta de luz

As lâmpadas de LED são capazes de gerar uma economia de até 80% na conta de luz, quando comparadas aos tipos fluorescentes ou incandescentes. Isso é possível graças à boa capacidade de diodo que ela possui, fazendo com que a proporção de luminosidade seja maior, consumindo bem menos energia.

Durabilidade

Quando o assunto é durabilidade, as lâmpadas de LED também levam vantagem em relação aos outros tipos. Isso porque elas podem durar até 50 mil horas, o que significa de 25 a 30 vezes mais que as incandescentes, e 3 vezes mais em comparação às fluorescentes.

Qualidade de iluminação

Diferentemente das lâmpadas comuns, que não garantem iluminação suficiente e deixam o ambiente com uma tonalidade amarela, nada agradável, a LED consegue iluminar todo o espaço com uma qualidade bem maior, visto que esse tipo é fabricado para transformar energia absorvida em luz em vez de calor.

Sustentabilidade

Além de todos esses benefícios, a LED é a opção de iluminação mais sustentável no mercado, pois ela não contém material tóxico e é 100% reciclável, o que diminui a emissão de carbono em um terço. Isso não acontece com as lâmpadas fluorescentes, por exemplo, que contêm materiais como o mercúrio, que é bastante perigoso para o meio ambiente.

Quais são os principais modelos de lâmpadas de LED?

Existem vários modelos de lâmpadas de LED. Alguns são destinados para a iluminação geral do ambiente, enquanto outros contam com aspectos mais decorativos. Confira os principais abaixo.

LED comum

A lâmpada de LED comum é feita de plástico branco, que permite uma melhor capacidade de iluminar ambientes grandes. Nela, a luz é distribuída por meio do encapsulamento que a reveste. É possível encontrá-la em três formatos principais: bulbo, tubular e spot.

 

Os bulbos possuem o formato das antigas lâmpadas incandescentes, que, hoje, estão fora de circulação. As lâmpadas LED nesse modelo são recomendadas para iluminação em geral, seja em lustres, abajures ou alguns cômodos da casa.

 

Já os modelos tubulares têm o formato semelhante às lâmpadas fluorescentes, sendo indicados para ambientes que necessitam de uma grande demanda de iluminação, como cozinhas e garagens, por exemplo. Por sua vez, os spots são usados para iluminar detalhes, como quadros e objetos de decoração.

LED colorida

As lâmpadas coloridas de LED são uma das melhores opções para aqueles que querem dar um toque diferenciado na decoração. Isso porque esse modelo oferece uma identidade própria ao ambiente, transmitindo efeitos que variam de acordo com a cor escolhida.

 

Normalmente, cores quentes, como o vermelho e o amarelo, são estimulantes e costumam ser recomendadas para salas de estar, cozinhas e salas de jantar. Já as cores frias, como o azul e o verde, transmitem uma sensação de leveza que ajuda a relaxar, por isso são indicadas para cômodos como quartos e salas de leitura.

Fita de LED

As fitas de LED também são modelos voltados para a decoração. Elas se caracterizam pela flexibilidade, tendo como foco principal a sinalização e a iluminação indireta. Elas são vendidas em rolos, que costumam ter 5 metros de comprimento e, dependendo do modelo, podem possuir entre 300 e 600 pequenas lâmpadas.

 

@redatora.isabellaproenca@hotmail.com Não é preciso colocar a âncora em negrito.

_Assigned to Isabella Proença_