Corrosão em Sistemas Hidráulicos: Principais Causas e Dicas de Prevenção

A hidráulica pode ser implementada em aplicações muito cruciais, como automotiva, aeronáutica, industrial, militar e muito mais, por isso, exige um certo nível de desempenho e durabilidade. 

 

Porém, os sistemas hidráulicos têm tudo a ver com fluxo de fluido e qualquer contaminante no fluido pode afetar inversamente o desempenho da sua aplicação. 

 

Continue acompanhando a leitura do artigo para entender melhor o assunto!

Sistemas hidráulicos

Principais contaminantes

 

Sujeira, lodo, água e produtos químicos são os principais contaminantes que criam falhas no sistema hidráulico. 

 

Aqui, o tópico a ser discutido é a corrosão do sistema hidráulico. Afinal, essa é uma das causas comuns que torna um sistema hidráulico inútil quando a manutenção adequada não é fornecida no momento certo. 

O que é a corrosão

 

A corrosão é uma reação química entre as moléculas de água presas no interior do óleo e o oxigênio no ar ambiente.

 

Quando essa reação ocorre, a superfície do metal começa a se deteriorar e um acúmulo escuro aparecerá na superfície – chamada ferrugem. 

 

Isso gradualmente tornará a superfície do metal mais fina e criará vazamentos internos ou externos ao sistema. 

 

Tipos de corrosão

 

Existem diferentes tipos de corrosão, como corrosão geral, corrosão localizada, corrosão por pites e corrosão por trincas/fissuras. 

 

Na corrosão uniforme, a perda de material será uniforme na superfície e normalmente ocorre o “corte” da superfície. 

 

Na corrosão localizada, a corrosão ocorrerá em pontos discretos da superfície do metal. 

 

Já o resultado da corrosão por pites será profunda e aparecerá de maneira não uniforme. 

 

Por fim, como o nome já indica, a corrosão por trincas/fissuras ocorre nas aberturas com base em diferentes fatores ambientais.

Principais causas da corrosão

 

A corrosão do sistema hidráulico é um cenário bastante complicado e gera muita dor de cabeça para empresas e, como mencionado anteriormente, os contaminantes são a principal causa de corrosão. 

 

Porém, existem algumas outras causas e que estão detalhados logo abaixo.

Falhas na vedação

 

As vedações são o componente hidráulico que impede a entrada de partículas estranhas. Quando essas vedações são danificadas ou se não estão alinhadas adequadamente, os contaminantes entram facilmente no sistema.

 

Se contém moléculas de água ou partículas sólidas, devido a certas ações químicas, elas reagem e causam corrosão.

Seleção inadequada de fluidos e materiais

 

Se os materiais de fluidos e componentes não forem compatíveis entre si, definitivamente ocorrerá corrosão. 

 

Os fluidos podem ser ácidos, óleos brutos, amônia, etc … e esses fluidos exibirão diferentes propriedades físicas e químicas. 

 

Da mesma forma, os materiais também terão suas próprias propriedades distintas. Se você selecionou um fluido e material incompatível, devido a certas reações, ele começará a corroer.

Carga pesada ou operação de longa duração

 

Carga pesada e operação contínua por um longo período farão com que o sistema superaqueça. Nesse ambiente, a temperatura do fluido aumentará e afetará automaticamente as propriedades do fluido. Isso pode ser um motivo de corrosão. 

Consequências

 

As razões acima e muitos outros fatores juntos irão ocasionar o problema de corrosão. E se essa corrosão ocorrer, ela deteriorará a superfície metálica e criará ferrugem (resultante da corrosão). 

 

Um fenômeno chamado corrosão ocorre devido ao ataque químico na superfície metálica e acumulações escuras da superfície corroída circulam junto com o fluido.

 

Esses contaminantes podem bloquear os filtros e também reduzirão o desempenho do sistema hidráulico, afetando inversamente os requisitos de pressão. 

 

Outro problema com a corrosão é o vazamento do sistema hidráulico. O ataque químico à superfície do metal por um longo período criará minúsculos orifícios na superfície e fará com que o fluido vaze por ela.

Dicas de prevenção

 

Como você pôde observar até o momento, é necessário evitar a corrosão para melhorar a vida útil do seu sistema hidráulico. 

 

A prevenção da corrosão pode ser realizada em dois estágios: o primeiro é durante a fabricação e o segundo inclui o fornecimento dos melhores serviços de manutenção e reparo.

 

Em um ambiente de trabalho normal, siga as dicas listadas abaixo para eliminar/reduzir as preocupações relacionadas à corrosão.

 

  • Selecione o fluido hidráulico certo que combina perfeitamente com o material do sistema. Se selecionados adequadamente, os ataques químicos podem ser eliminados em maior extensão.

 

  • Inspecione o sistema em intervalos regulares e executando tarefas básicas de manutenção.

 

  • Forneça uma vedação adequada para cada componente e conexões apertadas, pois ela eliminará a entrada de contaminantes como água, ar e sujeira.

 

  • A instalação de um radiador de óleo adequado reduzirá a temperatura do sistema e ajudará a manter as propriedades do fluido.

 

  • Um filtro de respiro instalado no reservatório impedirá a entrada de partículas estranhas no reservatório e, com essa preocupação relacionada à corrosão, poderá ser eliminado. A substituição do filtro nas condições necessárias também é importante.

 

Dessa forma, seguindo todos os ensinamentos deste artigo, as chances de corrosão em sistemas hidráulicos serão bem menores!