Dicas para não errar ao escolher almofadas decorativas para a sua sala

Se tem um elemento decorativo que ainda não é devidamente valorizado por nós, reles mortais, são as almofadas decorativas.

Embora arquitetos e decoradores saibam muito bem o quanto as almofadas podem fazer pela decoração, elas ainda não são aproveitadas em seu máximo, o que é uma pena, pois além de deixarem qualquer ambiente mais aconchegante, ainda podem dar aquele toque especial à qualquer décor. 

almofadas
almofadas

Acredite, tanto um ambiente mais vibrante pode ganhar toques de delicadeza com almofadas lisas e tecidos refinados, como o veludo, transformar completamente a cara de um sofá, por exemplo, criando um espaço acolhedor e convidativo, como aquele cômodo mais sóbrio pode ganhar vida com almofadas coloridas e estampadas

Até mesmo o quarto das crianças pode ficar com um clima mais animado e lúdico se investir em almofadas com estampas coloridas e formatos divertidos.

E aí, se animou a correr até a loja de almofadas mais próxima?

As almofadas decorativas certas para a sala

É fundamental investir em almofadas que deixem o ambiente mais harmonioso e aconchegante. Em qualquer boa loja de almofadas decorativas poderá encontrar uma infinidade de modelos. Confira algumas dicas:

1. Combinando almofada e sofá

almofada e sofá
almofada e sofá

Uma dica, que não tem erro, é investir em tom sobre tom, assim, se o seu sofá  for vermelho, as almofadas podem conter estampas nesse tom ou em um tom acima, como o vinho por exemplo. 

2. Combinando cores complementares e análogas

Antes de correr até a loja de almofadas em Diadema ou mais próxima, aproveite essa dica, de combinar cores complementares e análogas, pois isso irá quebrar um pouco a sobriedade, ou seja, se o seu sofá for vermelho, cores como laranja e o rosa são análogas, enquanto o azul é a cor complementar, estratégia ótima para dar vida ao cômodo.

cores complementares e análogas
cores complementares e análogas

3. Sofás de cor neutra

Para compor um ambiente com sofá de cor neutra, a dica é apostar em elementos mais coloridos.  Assim, um sofá cinza, por exemplo, vai super bem com almofadas vermelhas ou roxas, facilmente encontrada em uma loja de almofadas decorativas, com estampas ou lisas, e  um sofá bege, por exemplo, combina muito com almofadas coloridas, estampadas, listradas e de diferentes texturas e formatos, dando mais vida ao ambiente.

4. Almofadas divertidas

E vale apostar em almofadas divertidas e modernas para compor ambientes mais jovens e descolados, lembrando que sofás lisos são mais fáceis de combiná-las. 

5. Almofadas no chão 

Com certeza, o que não faltam são diferentes opções em qualquer loja de almofadas, perfeitas para quem ama se deitar num cantinho cheio de almofadas? Nada melhor na hora de assistir a filmes ou desfrutar de momentos em família.

Porém, a dica é investir em peças maiores e mais confortáveis, de tecidos leves e antialergênicos, de preferência com capas, que podem ser removidas para higienização.

6. Sofá e almofadas no tamanho certo

Se por um lado almofadas grandes ficam ótimas no chão, por outro lado, elas não combinam nem um pouco com sofás, interferindo na harmonia e, até mesmo, no conforto.

E vale prestar atenção no tamanho do encosto do sofá, já que os mais baixos devem receber almofadas menores, pois as grandes ficam desproporcionais. 

Tecidos diferentes

Antes de sair correndo até a loja de almofadas decorativas, vale considerar que elas são peças muito simples de harmonizar, não precisando sequer  combinar em tecido com o sofá, na verdade, misturar tecidos das almofadas deixam o ambiente mais aconchegante. Por exemplo, no inverno, almofadas de lã pegam super bem, aquecendo o ambiente e trazendo mais conforto.