IPTU SP 2 Via – Prefeitura de São Paulo

O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, cobrado para todos os que possuem residências nas grandes cidades. Quem mora no interior também paga uma taxa, que é ITR, Imposto Territorial Rural. Em algumas cidades é o IPTU que gera a maior parte da renda e, embora não seja esse o caso de São Paulo, o pagamento deste imposto sempre deve ser realizado em dia. Por isso, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza em seu site a possibilidade de obter a 2 Via IPTU SP. No site também é possível obter a notificação de Lançamento do exercício de 2000 e posteriores, além do boleto do IPTU para pagamento da parcela única.

Evite Atrasos
É sempre importante efetuar o pagamento do IPTU nas datas certas, até porque, quando passa da data de vencimento, o sistema gera a 2 via IPTU SP com acréscimos, que atualmente é uma multa de 0,33% por dia, até chegar ao limite de 20%, e ainda juros de 1% ao mês com atualização monetária.

Lembrando também, que o objetivo da cobrança deste imposto é a arrecadação de dinheiro para o Governo, sendo um meio útil também para conseguir detectar quando a propriedade está sendo usada adequadamente, pois se ela não estiver o Governo pode aumentar o IPTU e forçar o dono a vendê-la.

Além disso, caso não seja efetuado o pagamento, o contribuinte é incluído no CADIN e ainda é inscrita todo o valor na Dívida Ativa do Município, podendo ocorrer até mesmo, a intervenção judicial.

IPTU São Paulo 2 via: Dados necessários

Quando o assunto é a 2 via de boleto para pagamento do IPTU SP, é importante que, ao entrar no site, você já tenha todos os dados em mãos. Será preciso informar o número do cadastro do imóvel, que é o número do contribuinte/SQL, além do número da prestação que será emitida e o exercício.

No caso da emissão da 2 via IPTU do lançamento será necessário informar a senha web, além do número do cadastro do imóvel e o exercício da notificação. Também é possível obter mais de uma notificação, mas será necessário informar o CPF ou o CNPJ, sendo que tais dados ficarão gravados na emissão.

Para emitir a segunda via do IPTU de São Paulo – SP, clique aqui: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp/

Como evitar perder a data de pagamento do IPTU

São vários os motivos que levam alguém a não realizar o pagamento do IPTU, entre eles estão o extravio e também a perda do boleto. Algumas pessoas não sabem a época em que são enviadas as Notificações de Lançamento e acabam nem reparando que o boleto extraviou. Por isso, normalmente grandes jornais costumam realizar a divulgação de notícias de época de pagamento do IPTU e também recadastramento, bastando portanto ficar atento.

Débito Automático

Atualmente também existe a possibilidade de realizar o pagamento do IPTU por meio do débito automático. Este meio de pagamento realiza o desconto automático do dinheiro da sua conta, evitando atrasos e transtornos. Para aderir a essa opção de pagamento é preciso preencher a autorização que vem junto com a Notificação de Lançamento e entregá-la na sua agência bancária. A parcela do IPTU SP seguinte já será paga dessa forma e as próximas também, sempre que forem de pagamentos parcelados.

Quem já tem esse meio de pagamento e deseja alterar o banco ou a conta de onde o valor é descontado, precisa preencher novamente a Notificação de Lançamento e levá-la até o banco. Não é preciso cancelar a autorização que foi feita anteriormente, entretanto, isso precisa ser feito 30 dias antes do vencimento.

Caso você não consiga realizar o procedimento pela internet, a segunda via do boleto do IPTU SP também pode ser obtida nas subprefeituras, de segunda a sexta-feira das 09:00 até as 16:00. Os endereços das subprefeituras estão disponíveis no site, sendo fácil acessá-los.