Monitor para PC: veja o que considerar ao comprar o seu

Ao montar seu computador, é necessário prestar atenção especial ao monitor. Usado para trabalhar, jogar ou relaxar, ele é um dos itens para computador mais importantes na montagem, uma vez que é por meio do display que você realiza as tarefas básicas da máquina. 

 

A escolha do monitor ideal para você também precisa levar em consideração as atividades que serão realizadas com ele. Dependendo do uso, você pode precisar de um modelo de tela maior ou com melhor tempo de resposta.

 

No texto abaixo, saiba quais são os aspectos aos quais você precisa ficar atento para fazer a escolha que melhor atenda às suas necessidades.

Tamanho e resolução

Duas das primeiras características que você deve analisar é o tamanho e a resolução da tela. O ideal é que você escolha um monitor de, ao menos, 21 polegadas. A distância que você ficará da tela é importante nessa decisão: se você fica até 60 cm longe do display, o ideal é não comprar um modelo com mais de 28 polegadas.

 

No entanto, se a sua distância para a tela for maior, você pode escolher modelos de até 32 polegadas, que se tornam excelentes para ver filmes e séries. Quanto à resolução, você precisa saber que, quanto mais alta ela for, maior será a definição e a claridade da imagem.

 

Para trabalhar ou jogar, o ideal é que você opte por um monitor que seja, no mínimo, Full HD, com resolução de 1920x1080p. Se você tiver condições e necessitar de mais espaço para organizar suas tarefas, pode selecionar modelos Ultra HD ou 4K, com resolução de 3840x2160p e 4096x2160p, respectivamente.

Frequência

A frequência de um monitor não é sinônimo de quadros por segundo (FPS). Ela indica a quantidade de vezes que o monitor atualiza a imagem exibida na tela. Ele faz isso a todo momento, portanto, se a placa de vídeo não enviar o quadro na velocidade suficiente, ele vai repetir a imagem anterior.

 

Para quem usa o computador para tarefas no dia a dia ou assistir a vídeos, um monitor de 60Hz é o suficiente para cumprir essas necessidades. Já para quem joga com mais frequência ou trabalha com edição de vídeo, é mais indicado um monitor de 75Hz ou 144Hz. Mas lembre-se de assegurar que sua placa de vídeo é compatível com esse tipo de display.

Conectores

Outra característica relevante na escolha do monitor são os conectores presentes na parte traseira ou lateral. Mesmo que você vá comprar um modelo mais em conta, o recomendável é escolher um que tenha, ao menos, uma entrada HDMI, permitindo uma melhor qualidade da imagem.

 

Quanto mais entradas como essa existirem no monitor, mais possibilidades de uso você terá à sua disposição. Por exemplo, você pode conectar um videogame no monitor e usá-lo para jogar, além de outros recursos que funcionarão simultaneamente.

Tempo de resposta

Um aspecto importante para quem pretende comprar um monitor para jogar com frequência é o tempo de resposta. Ele se refere ao tempo que o display leva para responder à exibição de cada pixel. Quanto menor ele for, mais você garante que a imagem não fique distorcida ou chegue com atraso. Então, procure aparelhos que tenham até 5ms de resposta.

Alto-falantes

Um diferencial que pode pesar na sua escolha é optar por um monitor que tenha alto-falantes embutidos e saída de áudio para fones. Essa comodidade pode significar uma economia na montagem do seu computador, já que haverá a necessidade de você adquirir as caixinhas de som avulsas.