Por que ter um site institucional?

Ter um canal ativo entre a sua empresa e os clientes é essencial atualmente. Mesmo que as redes sociais tenham ganhado a sua relevância com o passar do tempo, nada substitui a importância de ter um site institucional para o seu negócio.

 

É verdade que a maioria dos estabelecimentos hoje deixa de lado a criação da sua página institucional apenas apostando no uso das mídias sociais. No entanto, isso é um erro, uma vez que cada uma dessas ferramentas possui as suas funções próprias. 

 

Para entender isso de forma mais clara, é possível citar uma situação bastante prática: o potencial cliente do seu negócio, que está pesquisando por um chaveiro 24hs nos principais buscadores da internet, pode não encontrá-lo sem um site institucional. 

 

Nesse sentido, é fundamental haver um espaço próprio do seu negócio que esteja no ar 24 horas por dia e sete dias por semana, para que qualquer pessoa que queira saber mais sobre os seus serviços encontre-o mais facilmente em uma busca virtual. 

 

Atualmente, há quem diga que quem não é visto não é lembrado. Essa descrição é perfeita para os empresários que desejam expandir a sua marca, mas que ainda não investiram adequadamente em uma página institucional. 

 

De acordo com o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), atualmente temos 7,7 bilhões de pessoas no mundo. Dessas, 53,6% da população possui acesso à internet. 

 

Isso quer dizer que, em algum momento, elas podem estar pesquisando sobre qualquer assunto que seja, buscando produtos ou serviços, além de querer saber mais de uma determinada marca que tenha despertado o interesse delas. 

 

Nesse caso, nada mais importante do que ter um site institucional no ar, não é mesmo? Por isso, se você ainda não fez a página da sua empresa, continue na leitura deste conteúdo e entenda os motivos pelos quais você deve resolver essa questão rapidamente. 

O que é um site institucional?

Ao realizar uma pesquisa virtual para encontrar uma escola particular integral para os seus filhos, você certamente terá o cuidado de selecionar aquelas que possuem site. Isso é natural, uma vez que você quer conhecer o estabelecimento. 

 

A internet trouxe uma série de facilidades para a vida das pessoas. Entre elas, poder encontrar aquilo que se procura com maior agilidade e com várias opções disponíveis. 

 

Os sites institucionais são o elemento mais importante para essa ser uma possibilidade. Isso porque ele se tornou um espaço onde uma marca pode se apresentar para o seu público com eficiência e clareza. 

 

Ele ainda pode ser definido como o cartão de visita de um colégio particular, por exemplo, justamente porque ele cria uma ponte entre o estabelecimento e o seu público, mostrando os seus diferenciais em pouco tempo e de forma acessível. 

 

É por meio do site institucional que a empresa pode comunicar os seus valores, a sua cultura e postar fotos da sua estrutura. Pode também explicar como é possível ter acesso ao seu trabalho, além de mostrar os seus produtos e serviços. 

 

Portanto, ter um site institucional é uma das maneiras mais eficazes de garantir que o estabelecimento se comunique com os seus potenciais e atuais clientes, em um mundo cada vez mais digital e dinâmico. 

Os motivos para ter um site institucional

Como não poderia deixar de ser, para que uma imobiliária especializada na locação de sala comercial por hora consiga fazer com que o negócio se desenvolva de forma sustentável, ela precisa investir em um site institucional. 

 

Há diversos motivos para isso, o que mostra o quanto esse recurso é indispensável nos dias atuais. Veja as principais razões a seguir. 

1. Fortalecimento de imagem

Quem está começando uma empresa do zero, ou quem abriu recentemente o estabelecimento, certamente já sentiu na pele que a construção de uma imagem leva tempo, mas precisa ser feita. 

 

Uma marca que quer crescer precisa ser conhecida pelo seu público, e um dos elementos que contribui para isso é a existência de um site institucional. 

 

Isso porque, um cliente que tenha dúvida sobre a relevância de uma determinada marca de tela de proteção, por exemplo, pode decidir pesquisar mais sobre ela na internet. 

 

Ao encontrar o site da empresa fabricante, ela percebe que a marca já possui uma imagem sendo trabalhada, e isso facilita no processo de conquista de confiança entre a empresa e o seu público. 

2. Passar credibilidade

A internet fez com que as pessoas se tornassem muito mais exigentes em relação aos seus processos de compra. Quem quer adquirir um novo produto pode facilmente pesquisar mais referências no mundo virtual. 

 

Para que uma empresa consiga passar a devida credibilidade para os seus consumidores, é fundamental que ela possua uma estrutura bem montada, e que possa ser encontrada facilmente pelas pessoas. 

 

Por meio de um site institucional, esse processo se torna mais simples e eficaz, graças à existência de um endereço virtual onde é possível conhecer mais sobre aquele estabelecimento. 

3. Transmitir informações

Um potencial cliente que tenha recebido a indicação de um amigo para a realização da troca óleo do seu carro pode decidir ir até o estabelecimento para desfrutar daquele serviço. 

 

No entanto, se ele não tiver o endereço em mãos, certamente a primeira ação que ele fará é a de puxar o celular do bolso e digitar o nome da empresa no buscador, para entrar no site e verificar para onde ele precisa ir. 

 

Ao mesmo tempo, se ele quer saber mais sobre como funciona o processo de troca ou sobre os produtos que o estabelecimento utiliza, é por meio da página institucional do estabelecimento que ele poderá obter essas informações. 

 

Sendo assim, o site é uma maneira simples de transmitir conteúdos importantes para o público, e que podem ser fundamentais para atrair esses clientes. 

4. Alcançar pessoas

Um dos objetivos de qualquer marca é conquistar mais compradores, para que o seu estabelecimento possa crescer e aumentar o seu faturamento. 

 

Levando em conta que o mundo virtual se tornou uma ferramenta importante para o desenvolvimento de uma marca, ter um site institucional se mostra como uma oportunidade de alcançar mais pessoas. 

 

Isso porque quem pesquisa sobre aluguel de sala reunião, por exemplo, pode ter como resultado da sua busca a página do estabelecimento que presta esse serviço. 

 

Mas, caso ele não tenha investido nesse recurso para o seu negócio, a possibilidade de impactar pessoas interessadas em locar esse tipo de espaço se reduz drasticamente. 

 

Sendo assim, ter um site institucional é a melhor forma de alcançar clientes em um mundo cada vez mais digital. 

5. Presença virtual

Uma das maneiras de ter maior sucesso no universo corporativo hoje é garantindo uma presença virtual, que possibilita que uma marca seja vista com maior facilidade.

 

Uma empresa que tenha um estabelecimento físico, mas quer que mais pessoas saibam da sua existência, depende da presença na internet para conquistar o seu espaço no mercado de modo mais amplo.

 

Nesse sentido, é fundamental desenvolver uma página virtual que permita uma comunicação eficaz com o público, de maneira que ela seja encontrada facilmente na internet. 

 

Esses são alguns dos principais motivos que mostram a necessidade de uma empresa ter um site institucional, justamente para que ela consiga ter maior sucesso no seu trajeto profissional e que possa obter bons resultados com o seu trabalho. 

O que um site institucional deve ter?

Depois de entender as razões pelas quais você deve investir em uma página para a sua empresa, chega o momento de idealizar cada um dos elementos que ela deve ter para ser completa para os visitantes. 

 

Tal como uma fabricante de um equipamento de cartão de ponto deve oferecer recursos que tornem o seu produto indispensável, o site institucional de uma marca precisa ter uma estrutura completa para atender ao público. 

 

Sendo assim, entre os principais itens de uma página institucional, é preciso incluir:

 

  • A história da empresa;
  • A cultura da marca;
  • Suas informações de contato;
  • Seus produtos ou serviços;
  • Links para redes sociais;
  • Depoimentos de clientes;
  • Blog com conteúdos relevantes;
  • Área de relacionamento com a imprensa.

 

Quem entra no site de uma empresa para conhecê-la melhor certamente vai querer saber mais sobre a sua história, assim como sobre a sua cultura, de maneira que possa criar maior afinidade e identificação com a marca. 

 

Além disso, é preciso ter informações práticas, como os seus dados de contato, apresentação dos seus produtos e serviços e links que levem os visitantes também para as redes sociais da empresa. 

 

Desenvolver uma área com depoimentos de clientes já atendidos pode ser uma forma eficaz de construir confiança nos seus potenciais compradores, ajudando no fechamento de novos negócios. 

 

Por fim, tanto um blog quanto uma área de relacionamento com a imprensa são importantes para facilitar a comunicação da marca, uma vez que são nessas seções do site que se pode obter mais informações e conteúdos direcionados ao público em geral. 

 

Ter um site institucional é fundamental para que uma empresa tenha uma boa apresentação virtual e conquiste o seu espaço na internet. 

 

Por isso, não deixe de criar o seu o quanto antes e garanta a visibilidade necessária para o crescimento da sua marca.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.