Primeiro inverno do bebê: como proteger recém-nascidos em clima frio

Para as novas mamães, você provavelmente ficará um pouco louca com o seu bebê, especialmente durante os meses de clima frio. Os novos pais devem seguir as precauções de segurança.

Uma vez que a temperatura fica abaixo de zero, você não deve levar seu bebê para fora, exceto para viagens rápidas de um lado para outro no carro. Mesmo quando está acima de zero, o frio do vento pode torná-lo perigoso.

Abandone o casaco no carro

Tirar o casaco do bebê no carro pode parecer que está deixando de cobrir seu filho. Mas o problema com esse casaco é que, se houver muito material entre o bebê e as alças da cadeirinha, o material poderá se comprimir durante um acidente, deixando espaço para o bebê ficar desprotegido. “Os casacos são inseguros porque você precisa afrouxar o cinto de segurança do carro para acomodá-los, mas em um acidente eles podem se comprimir, deixando uma grande lacuna entre o cinto e a criança, aumentando sua chance de lesão”.

Prepare-se para um passeio lá fora

Se a temperatura ou o vento esfriarem abaixo de zero, ou se as temperaturas não congelantes forem misturadas com o vento ou a chuva, mantenha seu pequeno dentro de casa, exceto por breves excursões, como ir e vir do carro. Se não for ártico ao ar livre, vista-o com uma jaqueta de inverno, uma touca que cubra as orelhas, luvas e um cobertor.

“Verifique frequentemente o seu bebê quanto a sinais de desconforto. Se o rosto dele ficar vermelho, a pele estiver quente e ele estiver agitado, ele provavelmente está superaquecido. Se ele estiver agitado e com lágrimas nos olhos, e a pele estiver fria ao toque, ele provavelmente não estará coberto o suficiente.

Vista seu bebê para se aquecer

As transportadoras são uma ótima maneira de usar o calor do corpo para proporcionar conforto extra para o bebê no clima frio, mas ele provavelmente não precisa dessa blusa extra. Mesmo assim, “sempre mantenha a cabeça e os pés cobertos, pois é assim que eles perdem calor”.

Como sempre, quando você está vestindo seu bebê, verifique se o rosto dele não está pressionado contra seu peito ou roupas (especialmente quando você está vestindo uma jaqueta de inverno) para manter as vias aéreas livres.

Previna a pele seca

Temperaturas frias, falta de umidade e ar recirculado podem contribuir para a pele seca, coceira e escamosa. Ironicamente, a água pode ressecar a pele e a maioria dos bebês não precisa ser lavada diariamente no inverno.

Use água morna (não quente) e não deixe seu bebê de molho por muito tempo. Mantenha a água aquecida (coloque o cotovelo para medir; ele deve estar confortavelmente quente, mas não muito) e limite o tempo na banheira a 10 minutos, menos para um recém-nascido.

Quando secar o bebê, aplique um bom hidratante

Cuidado com os sinais de alerta

Se o bebê começar a tremer, ou as extremidades dele, mãos, pés e rosto – estiverem frias e vermelhas ou ficarem pálidas e duras, leve-o para dentro imediatamente. “Você não deve esfregar a área fria para reaquecê-la, pois isso pode danificar ainda mais a pele fria “.

Em vez disso, use panos quentes para aquecer suavemente a pele e depois coloque roupas quentes e secas. Se ele não melhorar em alguns minutos, chame seu médico. Outros sinais de que seu bebê ficou muito frio e precisa de atenção médica são letargia, falta de resposta e lábios ou rosto azuis.