Tecnologia dos negócios: uma nova era comercial

Hoje, é impossível pensar que uma empresa comece sua atuação no mercado sem usar nenhum tipo de tecnologia. A nova era comercial será pautada pelo uso de ferramentas tecnológicas de impacto para os negócios.

 

As novas tecnologias facilitam desde a integração de sistemas até a gestão do negócio. De 2010 para cá, a tecnologia da informação (TI) deixou de ser apenas um complemento e passou a ser uma peça importante na engrenagem de uma empresa.

 

Com o avanço tecnológico, surge o conceito de tecnologia de negócios, resultado do processo de transformação digital vivido nos últimos anos. Atualmente, qualquer empresa, independente de porte ou do setor, nasce utilizando uma ou mais tecnologias. 

Tecnologia dos negócios

A tecnologia dos negócios (TN) é a nova era tecnológica pela qual todas as empresas estão passando. Esse movimento dá início a um período comercial, onde os negócios antigos precisam se adaptar às novas tecnologias, e os recentes já nascem utilizam de ferramentas tecnológicas. 

 

Desde que os primeiros computadores surgiram nos anos 80, a tecnologia sempre foi um acessório importante para os negócios, mas seu grau de importância foi crescendo ao longo das décadas. 

 

Nos últimos anos, a evolução tecnológica foi estrondosa, por isso, atualmente utilizar, tecnologias é indispensável para qualquer empresa. Começar um negócio, hoje, sem a ajuda de nenhuma tecnologia é fadar um estabelecimento ao fracasso. A tecnologia vem em primeiro lugar nessa nova era comercial. 

Importância do CIO (Chief Information Officer) nas empresas 

O CIO é o profissional responsável pelo setor de TI de uma empresa. Esse profissional tem a função de comandar a equipe de TI e preparar os colaboradores dos outros setores da empresa a compreenderem como a TI pode lhes ajudar no desempenho de suas funções. 

 

Já está comprovado que a transformação digital corre a passos largos, portanto, ficar atento às tendências do mercado é fundamental para que a empresa não fique para trás. Esse é o principal objetivo do CIO: acompanhar as tendências e ajudar o negócio a se antecipar à concorrência em relação à implementação de novas tecnologias. 

 

O CIO tem o papel de buscar novas tecnologias que podem oferecer suporte para atender às demandas do negócio. Isso garante que a empresa esteja pronta para suprir as necessidades dos clientes e possa apresentar soluções inovadoras. 

Empresas que jamais existiriam sem tecnologia 

Para entender melhor o que é a tecnologia dos negócios, basta olhar para algumas empresas que surgiram nessa nova era e não existiriam se não fosse esse processo: Uber, Airbnb e Netflix são exemplos claros desse tipo de empresa. 

 

Sem o uso de tecnologia, nenhum deles existiria. O Uber não é uma empresa de caronas ou corridas particulares, mas, sim, de tecnologia. Por meio de diferentes recursos tecnológicos, ele intermedeia corridas, favorecendo contato entre clientes e motoristas. 

 

Serviços de motoristas particulares já existiam antes da transformação digital, mas quem imaginaria montar um negócio desse tipo sem ter uma frota de carros ou contratar uma equipe de motoristas? 

 

Netflix e Airbnb seguem a mesma linha do Uber em seus mercados. Se pararmos para pensar, o Netflix é uma espécie de “locadora digital”. Você paga para assistir a um catálogo de filmes e séries, sem ter de baixar nada, nem sair de casa. 

 

Os serviços de streaming, como o Netflix, só existem por conta de tecnologias como o cloud computing. Airbnb tem a mesma função do Uber, mas, em vez de corridas, a plataforma intermedeia o aluguel de imóveis por períodos curtos. 

 

O que queremos mostrar é que estas empresas foram disruptivas, caracterizam-se pela inovação tecnológica e possuem a tecnologia em seu DNA. Essa deve ser a tendência da nova era chamada tecnologia dos negócios.