Tudo pelo celular: saiba mais sobre a CNH e o CRLV digital

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos os motoristas do Brasil. Na era digital, tudo é on-line, inclusive a compra de um veículo. Existem marketplaces de carros usados e novos, em que é possível comprar pela internet. 

 

Os documentos do automóvel também passaram a ser digitais. Desde o início de 2018, recursos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão disponíveis digitalmente para todos os condutores do país. 

 

No fim de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a deliberação 180, que trata da emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A expectativa é que os documentos digitais ponham fim à necessidade da impressão nos próximos anos. 

Como funciona o CRLV e a CNH digital? 

Para ter acesso às versões on-line, o condutor precisa baixar o aplicativo do CRLV digital e ter o QR Code da CNH, presente nos documentos emitidos a partir de 1 de maio de 2017. 

 

Para realizar a ativação, primeiro, instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone. Após baixá-lo, faça o cadastro e ative a sua conta por meio de um link enviado para o e-mail fornecido. 

 

Para ter acesso à CNH digital, você precisa validar o seu cadastro de acordo com as informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por meio do uso do certificado digital ou de maneira física, junto ao Detran de sua cidade. 

 

Para obter o CRLV digital, não é preciso de cadastro. Basta que o proprietário do veículo informe o Renavam do automóvel e o Código de Seguro do CRV (antigo DUT). Também será preciso criar uma chave de acesso com um PIN de quatro dígitos. 

 

Adicione a versão digital dos documentos no seu smartphone e visualize os documentos pelo aplicativo. Vale ressaltar que o CRLV digital só será expedido após a quitação dos tributos por meio do pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUDA). Já a CNH digital é totalmente gratuita. 

Principais dúvidas sobre o CRLV e a CNH digital

Agora que você entendeu como conseguir baixar o CRLV e a CNH digital em seu celular, é preciso conhecer mais alguns detalhes sobre os documentos. Separamos as principais dúvidas sobre essa questão abaixo, confira.

O CRLV pode ser compartilhado com outras pessoas? 

Sim, é possível compartilhar o CRLV. O aplicativo CDT permite que o documento digital seja compartilhado com até cinco pessoas, além do proprietário do veículo. Todos terão acesso simultâneo. 

Quem pode usar a CNH digital? 

A CNH digital está liberada para os motoristas que possuem a versão impressa da CNH com QR Code. Esse código está presente em todas as carteiras de habilitação emitidas a partir de 1° de maio de 2017. O QR Code fica localizado no verso da CNH e deve ser escaneado pelo celular para gerar o documento digital. 

Minha CNH impressa não possui QR Code, o que eu faço? 

Se a sua carteira não possui QR Code, você tem duas opções: pagar a 2° via do documento para receber uma nova versão impressa já com o código ou aguardar até a renovação para ter acesso ao documento impresso atualizado. 

A CNH digital tem o mesmo prazo de validade da versão impressa? 

Sim, a CNH digital terá a mesma validade da versão impressa. A diferença é que a CNH impressa não será extinta. Assim, os condutores que tiverem a CNH digital, obrigatoriamente devem ter a versão impressa, já que o documento de papel é fundamental para a validação da opção eletrônica. 

 

A expectativa é que a tecnologia seja utilizada ainda para facilitar a vida dos motoristas no dia a dia. Os documentos eletrônicos serão de grande ajuda para diminuir a burocracia e trazer mais comodidade para os condutores.